Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³)- equivalente a 18 sacos de 60 litros, grandes objetos (móveis – sem vidro; poda de árvores – folhagens e pequenos galhos, etc.) e resíduos recicláveis. De forma gratuita, cada pessoa poderá deixar seu material a ser descartado em caçambas separadas, uma para cada tipo de resíduo.
O entulho é resultado dos restos de construções, demolições e pequenas reformas em prédios e residências e que acaba sendo descartado de forma ilegal em ruas e praças. Para combater este tipo de crime, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), ampliou a oferta de áreas para a deposição regular dos resíduos dos chamados pequenos geradores, juntamente com a facilitação e incentivo para a reciclagem destes materiais.
O que os ecopontos recebem?
1) Resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos (sem vidro), sobras de podas de árvore (folhagens e pequenos galhos) e outros materiais volumosos. Também valem os recicláveis – vidro, papel, alumínio e plástico.
2) Vidro: copos, garrafas, potes, frascos de remédios, perfumes e desinfetantes.
Exceções: lã de vidro e vidros encaixados em madeiras
3) Papel: jornais, revistas, caixas e embalagens de papelão (estes sempre rasgados e dobrados)
4) Alumínio: latas e tampas de refrigerantes e cervejas, garrafas, arames e grampos, fios, pregos, marmitex, alumínio e cobre
5) Plástico: garrafas pet, potes e embalagens de xampu, detergente, álcool e água, tampas, sacos plásticos
O que não pode ser levado?
Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilhas, óleo de cozinha, material hospitalar e industrial, gesso e telhas de amianto, que devem ser descartados de maneira apropriada.
Informações sobre como encaminhar estes materiais e também eletrodomésticos e eletroeletrônicos para a destinação adequada podem ser encontradas na página do Recicla Sampa, projeto de iniciativa das empresas de colega domiciliar e seletiva e apoiado pela Prefeitura de São Paulo.
Fazer o descarte correto destes resíduos contribui com o meio ambiente, evitando que sejam deixados de qualquer forma em vias públicas, terrenos baldios ou rios, o que ajuda a reduzir a incidência de doenças e a ocorrência de enchentes. Também evita maiores gastos com a limpeza pública.
Existem atualmente 120 ecopontos em São Paulo. Confira os endereços dos 11 locais sob os cuidados da Ecosampa, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
Esclarecimento de dúvidas e mais informações sobre os ecopontos também podem ser obtidas pela Central de Atendimento 156.
Santo Amaro
Alceu Maynard
Avenida Professor Alceu Maynard de Araújo, 330
Ao lado da Central de Triagem
Vicente Rao
Avenida Professor Vicente Rao, 308
Sentido Diadema – Baixos do Viaduto Vereador José Diniz
Também recebe gesso
Vitor Manzini
Praça Dom Francisco de Sousa, 6.081
Final da Av. Washington Luiz, no caminho de acesso à Ponte do Socorro
Pedro Bueno
Rua João de Léry, 503
Esquina das avenidas Pedro Bueno e Jornalista Roberto Marinho
Campo Limpo
Olinda
Rua Nelson Brissac, s/nº x Av. Padre Adolfo Kolping
Paraisópolis
Rua Irapará, 73 – Parque Morumbi
Parque Fernanda
Av. Dr. Salvador Rocco, 400
Em frente à Rua Antonio Cânon
Santo Dias
Travessa Rosifloras, 301
Vila das Belezas
Rua Campo Novo do Sul, 500
Também recebe gesso
Capela do Socorro
Cidade Saudável
Rua Ptolomeu, 869
Também recebe gesso
M’ Boi Mirim
Piraporinha
Rua João de Abreu, 326
Também recebe gesso