Ecosampa se junta ao Setembro Amarelo e inicia programação

Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio realizada desde 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos.

Preocupada com a saúde mental de seus colaboradores, a Ecosampa, por meio do setor de SMSS (Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Saúde e Serviço Social), se junta a este esforço para ajudar na conscientização e prevenção do problema. Uma extensão programação foi preparada pela equipe para ocorrer durante todo o mês.

Nesta primeira semana, o tema está incluído em todos os DDS (Diálogos Diários de Segurança), uma roda de conversa que é realizada imediatamente antes do início do expediente do dia, com orientações para buscar ajuda caso haja algum problema e que absolutamente não vale a pena recorrer a um gesto extremo – o Serviço Social da empresa estará preparado para receber as demandas.

Na semana que vem, que inclui o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, os colaboradores serão estimulados a contar histórias já vividas por eles, que serão encenadas – um teatro – para mostrar que há saídas para problemas com a família, financeiros, de relacionamentos, etc…

A terceira semana será dedicada a atendimentos propriamente ditos por parte da nossa assistente social, Carla Oliveira, para os que solicitarem, para suporte emocional e encaminhamento para serviços públicos como o CAPS – Centros de Atenção Psicossocial e UBS – Unidades Básicas de Saúde, todos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

A programação termina com uma reunião dos colaboradores de todas as bases para fazerem, juntos, cartazes informativos tratando sobre o tema da campanha trabalhado ao longo do mês.

Utilidade pública: o CVV atende pelo número 188 (ligação gratuita) e pelo site www.cvv.org.br 24 horas por dia, sete dias por semana. Desde o dia 01/09, o número passou a valer em todo o território nacional.

Post anterior
Ecosampa vacina colaboradores para ajudar a combater sarampo
Próximo post
Prefeito visita conjunto habitacional no Grajaú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu